A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Encontro literário: Mónica Baldaque e Pedro Mexia

5 05+00:00 Novembro, 2022 @ 18:00

Inaugurada a 6 de novembro de 1993, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (BMMTG) assinala o 29º aniversário de funcionamento, associando-se às comemorações do centenário de nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, através de um conjunto de iniciativas marcadas para o dia 5 de novembro.

O ponto alto do programa será a realização de um encontro que reunirá a escritora Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, e Pedro Mexia, crítico literário e leitor incondicional da homenageada.

Com curadoria e moderação a cargo do jornalista Carlos Vaz Marques, a iniciativa terá lugar a partir das 18h00 de 5 de novembro na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Portimão e abordará a vasta obra literária de Agustina, profícua escritora de romances, contos, biografias e peças de teatro, tendo igualmente trabalhado nas redações de alguns jornais portugueses de referência, onde foi artesã de crónicas, reportagens e entrevistas.

Para além de evocar Agustina Bessa-Luís, nascida a 15 de outubro de 1922 em Vila Meã, no Município de Amarante, o encontro terá como ponto alto o contributo de Mónica Baldaque, que em dois livros recentes sobre a mãe – As Sibilas (2022) e Sapatos de Corda (2020) – traçou esboços biográficos e diarísticos intercalados com ilustrações suas, constituindo um testemunho íntimo do universo e dos processos da progenitora enquanto pensadora e escritora.

Nas palavras de Pedro Mexia, que escreveu o prefácio para a reedição da obra completa que a Relógio D’Água começou a publicar em 2017, “não é um daqueles autores que quando os lemos está lido. Agustina é uma espécie de continente que me ocupa a vida inteira. Quando a li pela primeira vez, fiquei com a sensação que era uma autora que eu ia ler até ao fim da vida. Não só porque é uma autora com uma obra vasta, como exige um mergulho nessa obra. Só romances serão perto de 50, fora as crónicas, as monografias, as biografias, os textos sobre pintores e com pintores… Muitas destas coisas são muito difíceis de encontrar e posso dizer que tenho uma coleção de quase noventa por cento dos livros de Agustina Bessa-Luís, o que é uma taxa bastante elevada.”

Detalhes

Data:
5 05+00:00 Novembro, 2022
Hora:
18:00
Site:
https://www.facebook.com/BMMTGPortimao

Local

Biblioteca Municipal de Portimão

Organizador

Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes