
- Este evento já decorreu.
Mesa-redonda: “Agustina no cinema”
22 22+00:00 Outubro, 2022 @ 18:00

O acesso é gratuito e deverá ser feito diretamente pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
A mesa-redonda Agustina no Cinema procura questionar de que modo o cinema foi lendo e interpretando a obra literária da autora, uma escrita que foi – e ainda é – tida como inadaptável.
A obra de Agustina Bessa-Luís manteve, ao longo das décadas, uma relação próxima com o cinema e a televisão. Mais do que isso, a própria escritora sempre foi uma eclética espetadora, tendo escrito vários ensaios sobre cinema. Mas mesmo antes de iniciar a longa colaboração com Manoel de Oliveira (e que se traduziu em 9 filmes e uma peça de teatro), já Agustina escrevia peças de teatro com o intuito de serem filmadas para a televisão ou assinava narrações para documentários. Além de Oliveira, também João Botelho (A Corte do Norte) e Rita Azevedo Gomes (as palavras de Agustina reaparecem em quase todos os seus filmes em forma de citação, sendo A Conquista de Faro e A Portuguesa baseados em argumentos originais e diálogos da escritora) filmaram a partir da obra literária de Agustina Bessa-Luís. Neste ano de 2022, quando se comemora o centenário do seu nascimento, preveem-se três novos filmes em torno da sua obra escrita, uma adaptação de A Sibila e dois documentários.
Esta mesa-redonda é organizada em parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, no âmbito do ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina”, composto por quatro mesas-redondas em torno da intertextualidade e da tradução da obra agustiniana, que acontecem entre os dias 19 e 22 de outubro, no âmbito do centenário do nascimento da escritora.
PARTICIPANTES DA MESA-REDONDA
António Preto (Diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves)
David Pinho Barros (professor, investigador e curador nas áreas da literatura, do cinema e da banda desenhada)
Rita Azevedo Gomes (realizadora, programadora e curadora das exposições da Cinemateca Portuguesa)