A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Inauguração: Mural Artístico “Para Agustina – Extravagante Retrato de Família”

4 04+00:00 Novembro, 2022 @ 17:00

É a mais extensa pintura mural no Porto e a CCDR-NORTE consagra-a à obra de Agustina Bessa-Luís. O “Extravagante Retrato de Família” é apresentado formalmente a 4 de novembro de 2022, às 17H00, no exterior da sede da CCDR-NORTE.

Ao desafio de revisitar os livros da escritora, 13 artistas do Norte responderam trazendo para as paredes da rua um olhar novo sobre as paisagens naturais e humanas que povoam a sua obra. Os enredos apaixonantes, os ambientes burgueses, as referências múltiplas ao Douro, os retratos familiares, o confronto geracional e o retrato social e político de um país em permanente transformação, sempre presentes nas palavras de Agustina, ganham a forma e contorno de personagens e iconografia dos nossos dias. O resultado plural deste trabalho artístico traz-nos uma interpretação surpreendente do universo agustiniano, que apaixonou já várias gerações de leitores. Individualmente, destaca-se a forma como cada artista convidado, usando diferentes estilos e linguagens estéticas, se apropriou dos mais conhecidos romances e contos de Agustina, encontrando atualidade e irreverência nesses clássicos da literatura portuguesa.

***

No âmbito das comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís, a CCDR-NORTE homenageia a escritora nortenha com uma intervenção artística que decorre nos muros envolventes da sede da instituição, localizada no Campo Alegre, na cidade do Porto. O mural artístico terá uma extensão de 120 metros e será pintado por 13 artistas residentes ou com origem no Norte de Portugal.

A intervenção inicia-se na semana em que Agustina Bessa-Luís completaria 100 anos de vida, com o dia mais emblemático guardado para sábado, 15 de outubro, que marca a data de aniversário da matriarca dos escritores nortenhos, versando sobre personagens, narrativas e simbólicas da obra de Agustina, de títulos como «A Sibila», «Os Incuráveis», «A Muralha», «As Pessoas Felizes», «As Fúrias», «Fanny Owen», «Dentes de Rato», «Os Meninos de Ouro», «Vale Abraão», «Prazer e Glória» ou «Estações da Vida», entre outros.

A obra localiza-se no exterior do muro da CCDR-NORTE, na Via Panorâmica Edgar Cardoso, numa extensão de 120 metros (por 2 metros de altura), compreendida entre a entrada principal da Faculdade de Letras e o cruzamento com a Rua do Campo Alegre.

Frederico Soares Campos (DRAW) é o curador artístico da intervenção, cuja conceção e coordenação geral são da responsabilidade de Jorge Sobrado, dirigente da CCDR-NORTE nas áreas da Cultura e Marketing Territorial.

A filha de Agustina Bessa-Luís, a artista plástica e escritora Mónica Baldaque, participa também na criação, que junta ainda os artistas FEDOR, Third, OKER, SPHIZA, CAVER, Fátima Bravo, GLAM, MADUZE, Daniel Africano, Pedro Podre, Mafalda Mendonça e Frederico DRAW.

Para o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, “sendo uma homenagem de uma instituição, em nome da Região a partir da qual Agustina se abriu para o mundo, é também um ato de interpretação de artistas contemporâneos sobre o seu legado literário e cultural, profundamente nortenho”.

Detalhes

Data:
4 04+00:00 Novembro, 2022
Hora:
17:00

Local

CCDR-NORTE

Organizador

CCDR-NORTE