A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Sessão de homenagem: “Agustina Bessa-Luís 100 anos”

23 23+00:00 Novembro, 2022 @ 15:45

Faculdade de Letras da UC promove evento para homenagear Agustina Bessa-Luís: A iniciativa vai ter lugar a 23 de novembro, a partir das 15h45, na FLUC.

No dia 23 de novembro, pelas 15h45, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), através do Centro de Literatura Portuguesa, vai promover uma sessão de homenagem a Agustina Bessa-Luís. A iniciativa “Agustina Bessa-Luís 100 anos”, que assinala os 100 anos do nascimento da prestigiada escritora portuguesa, vai ter lugar no Anfiteatro II, situado no 4.º piso da FLUC.

A sessão vai contar com as intervenções de Marta Teixeira Anacleto, Maria Helena Santana, Osvaldo Silvestre e do companheiro de ofício, Mário Cláudio, em conversa com Ana Maria Machado.

Autora de uma vasta e reconhecida produção literária, que se estende do romance ao conto (também para a infância), da biografia ao drama, da crónica ao ensaio, do diário ao texto memorialístico, Agustina Bessa-Luís é uma escritora cuja herança literária e cultural não pode ser ignorada.

«Tal como de Marguerite Duras disse Eduardo Prado Coelho, também Agustina tende “a passar do estatuto de ficcionista para o estatuto de ‘maître à penser’ (embora a expressão seja obviamente inadequada, porque qualquer delas habita uma ‘pensée sans maître’)”. E, talvez por isso, apesar das reconhecidas influências de variados autores, a obra de Agustina se consubstancie em lugar privilegiado onde se (re)visitam as gentes, a cultura e a História nacionais, sem que, todavia, se perca de vista uma dimensão universal», refere Ana Paula Arnaut, docente da Faculdade de Letras da UC.

Local

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Organizador

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra